quarta-feira, 18 de julho de 2012

MANDELA - 94 ANOS DE VIDA

Nelson Mandela, ex-Presidente da África do Sul, fará 94 anos no dia 18 de Julho de 2012. Nestas singelas palavras, presto-lhe a minha homenagem.   

MANDELA, ex-presidente da África do Sul
 PALAVRAS DE MANDELA (que copiei da wikipédia):  

          "Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer".

          "Para odiar é preciso aprender. Se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar."

-------------------------------------------------------------------------
          Mandela era um jovem impetuoso quando foi para a prisão. Fez coisas boas e más como é natural na raça humana. Vinte e oito anos depois, percorre caminhos apelando à paz.   

Mandela e De Klerk, em 1993, recebendo o Prémio Nobel da Paz
          Em 1993, Mandela e De Klerk, recebem o Nobel da Paz pelas suas lutas políticas em prol da paz, na África do Sul. Ao recebê-lo Mandela disse: "O valor deste prémio que dividimos, será e deve ser medido pela alegre paz que triunfamos, porque a humanidade comum que une negros e brancos em uma só raça humana, teria dito a cada um de nós que devemos viver como as crianças do paraíso".
          Na transição para a democracia multirracial, o governo de Mandela criou a Comissão da Verdade e Reconciliação - encarregada de apurar - MAS NÃO PUNIR - os factos ocorridos durante o apartheid. Assegurou também um futuro no país à minoria branca.
          Como ouvimos na reportagem de hoje na R.T.P. e RTP2, nas palavras do ex líder sul-africano De Klerk: Mandela será homenageado para sempre na África do Sul.

Ass.Celeste Cortez

      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...