segunda-feira, 16 de abril de 2012

Na inauguração da Universidade Sénior de Carregal do Sal (USCSAL):

Ó GENTE DA MINHA TERRA, A UNIVERSIDADE SÉNIOR USCSAL, É VOSSA.
Vice-Pres.e Vereador da Cultura Dr. Luis Fidalgo;
 Celeste Cortez mentora da Universidade Sénior e
membro da comissão organizadora,
Presidente da Câmara Sr. Atílio dos Santos Nunes;
Sr. Presidente da Assembleia Geral da Câmara Dr. Saraiva
 Sr. Dr. Hermínio Marques do agrupamento escolar
Continuando no seu discurso, Celeste Cortez falou ao coração das boas gentes da sua terra, dos que estavam presentes  (alunos e professores que iriam iniciar as aulas na 2ª. feira seguinte) e fez um apelo aos ausentes, aos que vivem longe da sua terra mas a têm no coração: 
 ............ E para finalizar, seja-me permitido usar uma frase de uma bela poesia da nossa saudosa AMÁLIA RODRIGUES,  cantada agora pela voz inconfundível de MARISA:
          Ó gente da minha terra   
          Ó gente da minha terra
          Quer sejais residentes no concelho de Carregal do Sal ou longe daqui, deixo-vos o meu apelo como mentora e como membro da Comissão Organizadora/Instaladora da USCASAL – Universidade Sénior de Carregal do Sal, Associação Cultural: 
Celeste Cortez no seu apelo às gentes da sua terra
Foi lançada uma semente à terra. Uma boa semente. Semeada na terra de Carregal do Sal. Em boa terra. Foi protegida, defendida dos ventos e tempestades, da falta de chuva, do calor fora da época. Foi regada com amor, carinho, muita devoção, muita ternura, muito desvelo, muitas preocupações,  para que brotasse da terra, para que germinasse.      

Eu e todos os outros membros daComissão Organizadora/Instaladora, não acreditamos que as gentes da nossa terra, deixem secar esta semente!
Como todas as sementes, ela continua a precisar de ser regada com carinho, para que cresça, seja forte e saudável floresça.  
Ó gente da nossa terra, reguem-na com o vosso amor, com a vossa presença, com a vossa ajuda, com o vosso bem querer.
Ó gente da nossa terra, embalem esta semente com a vossa mente, dêem-lhe abrigo no vosso coração, amem-na, façam-na florir, pelos séculos dos séculos, porque todos somos responsáveis -  e acredito que sejamos responsabilizados -  pelo bem e pelo mal que suceda a todas as sementes semeadas em boa terra.  
         Ó gente da nossa terra, contamos convosco,  passai a mensagem aos vindouros, hoje, amanhã e sempre.
         Ó gente da nossa terra,
         Ó gente da minha terra

 A UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CARREGAL DO SAL É VOSSA.   

Celeste Almeida de Campos Cortez Silvestre (Celeste Cortez)


praxando (práxis académica); Futuras alunas e alunos, sob o olhar atento do Presidente da Câmara Sr. Atílio Nune, enquanto a fundadora da Uscsal praxava as mesmas.
 





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...