domingo, 26 de fevereiro de 2012

GANDHI

Mahatma Gandhi 
Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder ou  Porbandar, Guzerate, então pertencente à Indía Britânica. Foi para a Africa do Sul, então colónia britânica também onde começou o movimento para a independência da India, por meios pacíficos.
Formou-se em advogado na Inglaterra.
Veio a falecer em Nova Délhi, (nessa altura já União Indiana), a 30 de janeiro de 1948, com 78 anos. 

Líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país.
Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses. Em suma, ele desejou a paz para toda a humanidade. Mas houve problemas graves que levaram à desanexação de uma parte, tendo-se formado o Paquistão e Industão. (hoje Paquistão e India) 
Pela sua coerência,   "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.
"Gandhi", também conhecido como Mahatma, que significa Grande Alma, foi um homem magro, seco, principalmente pelas greves de fome que fez para reivindicar o que considerou os seus direitos e os do seu povo. 

Mahatma Gandhi, conheceu Indira Gandhi, que não era de sua família mas da família do Primeiro Ministro do Paquistão Nehru, que veio a ser primeira-ministra do país. Coincidências ou não.  Nome completo Mohandas Karamchand Gandhi




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...