terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CANCRO ELIMINADO NUMA SÓ SESSÃO EM PORTUGAL

Este artigo é cópia de notícia de jornais, que anda a circular em emails. É de toda a conveniência que seja conhecido de todos os portugueses, por isso, com a devida vénia o transcrevo:

Quarta feira 2011 Nov 9

Radioterapia que elimina tumor numa só sessão chega a Portugal

Transcrevemos com a devida vénia: .....Pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado. É indolor e tem menos custos que a radioterapia convencional. O equipamento chega à Fundação Champalimaud em 2011 dezembro equipado com ferramentas que o tornam único no mundo.
Uma radioterapia que pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado, disse o oncologista Carlo Greco. A taxa de sucesso nos tratamentos tem melhorado de ano para ano.
Disponível para tratamento no final do primeiro trimestre de 2012, permite tratar muitos dos casos de cancro com metástases, sobretudo os menos disseminados. Sistema absolutamente único em Portugal e, na Europa, há poucos.
Trata-se de uma radioterapia por imagem guiada, em que se faz TAC e tratamento em simultâneo. Exige elevado nível de precisão com dose única aplicada no local adequado.
Testámos o equipamento e a técnica na Universidade de Pisa, em Itália. Funciona em qualquer tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o do rim, com uma taxa de sucesso de 80% mesmo nos casos de cancro dos rins.
"É indolor, elimina a toxicidade e consegue-se fazer o tratamento em menos de um quarto do tempo do que as sessões convencionais de radioterapia, i.e., trata quatro vezes mais doentes que a radioterapia tradicional.
Em 10 minutos consegue-se o mesmo do que com a cirurgia, permitindo ao doente ir para casa de seguida e sem risco de morte.
Oferecemos aos doentes metastáticos, mais do que esperança, uma realidade - sem dor e sem invasão".
Tratamento mais barato do que a radioterapia convencional
Vamos abrir as portas a todos, recebendo doentes de hospitais portugueses e também de qualquer país da Europa ou do mundo. Por agora, a Fundação só recebe doentes particulares, tendo já acordos com oito instituições com seguros de saúde. O custo para o sistema de saúde é muito mais baixo.
############################OOOOOOOOOO##############################

APROVEITO para informar sobre a grande FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (artigo extraído da wikipédia, com a devida vénia, para conhecimento geral):

A Fundação Champalimaud é uma fundação portuguesa de apoio à investigação biomédica. Foi criada por testamento do empresário António de Sommer Champalimaud em 2004, tendo sido registada oficialmente em 17 de Dezembro desse ano. O seu nome completo é Fundação Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud (os pais de António Champalimaud) e a sua sede é em Lisboa.
A sua presidente é Leonor Beleza.
O objectivo da Fundação é promover a investigação científica na área da biomedicina, em especial nas áreas do cancro e neurociências.
O empresário doou 500 milhões de euros para que a Fundação possa desenvolver, apoiar e promover a ciência em Portugal.
#############################OOOOOOOOOOO#############################
Nota da autora deste blogue: Para ver a biografia de António Champalimaud, o doador dos 500 milhões de €uros para a Fundação Champalimaud, deve ler-se a Wikipédia. Contudo, há ali um pequeno lapso: A Fábrica de Cimentos de Nova Maceira, Dondo, estava situada em Moçambique, perto da cidade da Beira e não em Angola (embora haja outro Dondo em Angola)






















Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...