quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ALCOBAÇA (A a Z) from A to Z - A para ALCOBAÇA


Uma rua de ALCOBAÇA, vendo-se ao fundo uma pequena parte da cidade.

 ALCOBAÇA - PORTUGAL
Em primeiro lugar teremos de referir que a distinção acima - Alcobaça traço Portugal, é para distinguir Alcobaça - Bahía - Brasil.

Começamos por lembrar a famosa canção de Maria de Lourdes Resende: "Quem passa por Alcobaça...não passa sem lá voltar".

ALCOBAÇA - O seu nome deriva do facto dos rios Alcoa e Baça ali se juntarem. A cidade, com o seu Mosteiro,  não fica longe do Mosteiro da Batalha e da Basílica de Fátima, pertencentes também ao distrito de Leiria.

O primeiro rei português D. Afonso Henriques, decidiu construir em Alcobaça uma igreja para celebrar a conquista de Santarém aos Mouros, em 1147.   
É um monumento em estilo gótico. De notar que no Mosteiro de Alcobaça estão os túmulos do Rei D. Pedro I de Portugal e da sua amada D. Inês de Castro, que foi mandada assassinar pelo pai de D. Pedro.
É um dos belos monumentos de Portugal.
A cidade irá assistir nos próximos tempos a um aumento populacional em mais de 5 000 habitantes, este projecto é a Nova Alcobaça.

Vêem-se diversos pontos importantes para visitar:
 Nazaré, Porto de Mós (Museu de Aljubarrota e
Monumento à Padeira de Aljubarrota,
Nazaré, Caldas da Raínha, etc.


A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa (124 km via A8, ou 110 km via IC2 / A1), e 88 km a sudoeste de Coimbra (114 km via A8 / A17 / IC8 / A1, ou 105 km via IC2 / A1).[2]
É sede de um município com 408,14 km² de área e 56 676 habitantes (2011), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste envolve por completo a Nazaré e tem dois troços de costa no Oceano Atlântico.
Foi elevada a cidade em 1995.
LUGARES E MONUMENTOS PRÓXIMOS, de interesse para conhecimento e turismo. (procure neste blogue por MONUMENTOS)
Mosteiro da Batalha (Mosteiro de Santa Maria da Vitória)
Caldas da Raínha (cidade);
Fátima (Basilica em honra da aparição da Virgem Maria em 1917)
Nazaré (praias e lenda)
Óbidos (castelo, descrições)
Porto de Mós (Museu da Batalha de Aljubarrota e no caminho monumento à padeira de Aljubarrota)


(Este artigo teve a ajuda da Wikipédia.)


A translation to English language (ad hoc):
Alcobaça is a city in theLeiria District. The city grew along the valleys of the rivers Alcoa and Baça, from which it derives its name.


Mosteiro de ALCOBAÇA 
The city of Alcobaça became notable after the first king of Portugal, Afonso Henriques, decided to build a church there to celebrate the conquest of Santarém to the Moors, in 1147- the Monastery of Alcobaça, one of the most magnificent gothic monuments in the country. In the church you can visit the tombs of King Peter I and his murdered mistress Inês de Castro.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...