sexta-feira, 11 de novembro de 2011

S. MARTINHO - 11 DE NOVEMBRO

S. MARTINHO, é a 11 de Novembro.

Ditados populares, alusivos à data:

No dia de S. Martinho, vá à adega e prove o vinho. O vinho que se faz, por norma, no mês de Setembro, está nesta altura capaz de ser bebido, passado o seu tempo de fermentação e descanso.

Por hábito - apesar de ser outono - aparecem os dias solarengos, pelo que se diz "verão de S. Martinho".
 Mais um ditado popular: Dia de S. Martinho, um dia mais um bocadinho. As festas populares que se faziam ao S. Martinho, eram favorecidas frequentemente pelos dias que não eram tão chuvosos, tão escuros, razão para estes ditados populares. 

Em Portugal, associamos ao dia de S. Martinho, as castanhas. As castanhas e a jeropiga,  (vinho doce)uma bebida alcoólica tradicional de Portugal, preparada adicionando aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação. Comerem-se as castanhas e beber-se água-pé  (vinho com mais teor de água do que o normal) também faz parte da tradição. Um belo pretexto para se juntarem os amigos para um são convívio.
Nas aldeias em tempos idos, os jovens saltavam as fogueiras. Fi-lo algumas vezes. Haverá lugares onde a tradição ainda é o que era.
Vá, asse umas castanhas ou pode cozê-las, se preferir. Também pode sair à rua e comprar castanhas dos vendedores. Festeje o seu S. Martinho.  Se vive só, não deixe de festejar. Olhe para o espelho e sorria. O seu perfil refletido no espelho é do seu melhor amigo. Só um conselho: não beba muito. Seja sobrio. Mas não deixe de comer castanhas, comidas com peso e medida, fazem bem à saúde. Aqui fica algo da sua composição:
- Têm calorias, hidratos de carbono, porteínas, vitaminas A e B1 (tiamina). E têm fósforo, potássio, sódio, cálcio e ferro.
- É um alimento especial para os enfermos do fígado e dos rins, e é boa para quem amamenta. A castanha deve ser comida em conjunto com alguma fruta suculenta, que sirva de laxante, porque a castanha é adstringente. Acrescento o nome de frutas laxantes: pera e kiwi.
FELIZ NOITE DE S. MARTINHO, deseja Celeste Cortez

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...