terça-feira, 4 de outubro de 2011

PORTUGAL - O SEU ANIVERSÁRIO

O aniversário de Portugal, assenta na assinatura do Tratado de Zamora em 1143. Celebrado há 868 anos, Portugal celebra  o seu 868º.aniversário. 
O Tratado de Zamora foi um diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela. Celebrado a 5 de Outubro de 1143, esta é considerada como a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina.

Em Zamora, revogou-se o anterior Tratado de Tui datado de 1137.Vitorioso na batalha de Ourique, em 1139, D. Afonso Henriques beneficiou da acção desenvolvida, em favor da constituição do novo Reino de Portugal, pelo arcebispo de Braga, Dom João Peculiar. Este procurara conciliar os dois primeiros e fez com que eles se encontrassem em Zamora nos dias 4 e 5 de Outubro de 1143 na presença do cardeal Guido de Vico.
           Pelos termos do tratado, Afonso VII concordou em que o Condado Portucalense passasse a ser Reino, tendo D. Afonso Henriques como seu "rex" (rei). Embora reconhecesse a independência, D. Afonso Henriques continuava a ser vassalo, pois D. Afonso VII para além de ser rei de Leão e Castela era Imperador de toda a Hispânia. Contudo nunca D. Afonso Henriques prestou vassalagem ao Imperador, sendo caso único de entre todos os reis existentes na península Ibérica.
          A soberania portuguesa, reconhecida por Afonso VII em Zamora, só veio a ser confirmada pelo Papa Alexandre III em 1179, mas o título de "rex", que D. Afonso Henriques usava desde 1140, foi confirmado em Zamora, comprometendo-se então o monarca português, ante o cardeal, a considerar-se vassalo da Santa Sé, obrigando-se, por si e pelos seus descendentes, ao pagamento de um censo anual.(Este artigo teve ajuda da Wikipédia). 

          Com o intuito de promover a Portugalidade e de contribuir para a consolidação da nossa Identidade Nacional, vai a ALA - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES, com sede no Monte Estoril-Portugal, desenvolver um conjunto de iniciativas culturais no município Alentejano de Ourique, no próximo dia 6 de Outubro. 
          Será marcada a data com a exposição “Intempérie dos Sonhos” do pintor Luís Athouguia e pela apresentação pública do livro “Os Guerreiros da Comarca de Ourique” da autoria de Luís Soveral Varella.
          A decorrer às 18h00 na Biblioteca Jorge Sampaio, na Vila de Ourique, os dois actos consolidam a aposta da ALA na descentralização cultural Portuguesa, dando a conhecer as paisagens, os recantos, os aromas, as estórias e as memórias mais impactantes deste nosso extraordinário Portugal. (A 2ª. parte deste artigo é (quase) cópia de um convite da Ala - Academia de Letras e Artes, para honrarmos estas comemorações com a nossa presença.)  

Email- geral@academialetrasartes.pt
Website – www.academialetrasartes.pt
Tel. + 351 21 468 56 04
Vídeos ALA: http://www.youtube.com/user/academialetrasartes
Página da ALA no Facebook:http://www.facebook.com/pages/ALA-Academia-de-Letras-e-Artes/120766207955968

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...