quinta-feira, 8 de setembro de 2011

LEÃO e a sua juba

A juba do leão serve apenas para exibição?

O romance "Mãe Preta" refere, como é óbvio, animais selvagens. O livro já estava adiantado, não tendo esquecido o SR. LEÃO, REI DA SELVA, quando casualmente, me veio ter à mão uma das muitas revistas que minha filha tinha, na Austrália, onde estive quase dois meses de férias entre Novembro de 2007 e Janeiro de 2008. Nessa revista, em inglês, referia a juba do leão. Arrumei a revista no seu lugar, sem pensar mais na "juba" que dá "magestade" ao SR. LEÃO.
Provavelmente fiquei impressionada, bem impressionada, porque, mais ou menos um ano depois, lembrei-me do facto, e escrevi, com palavras minhas, o conhecimento que tinha adquirido, no livro, para que os leitores - os que não conheçam ou não tenham todo o conhecimento àcerca desta "juba", possa ficar esclarecido.
          Na revisão do livro que fiz recentemente, a meias com meu marido.  para passar a prosa para a nova grafia de português, e, enfim, corrigir algum erro que encontrassemos, meu marido não aceitava que a "juba" do leão fosse assim tão importante, para que ele pareça maior sim, mas não concordava que fosse além do mero adorno estético.
          Cedo porém teve de concordar, porque fui à Wikipédia buscar as palavras que a seguir transcrevo:

                                                             A JUBA DO LEÃO   

          A juba faz com que um leão macho adulto pareça maior do que é na verdade. Ela é feita de pêlos longos e espessos, podendo ser amarela, marrom ou preta. Mas embora ela seja muito atraente em termos visuais, suas funções vão bem além da simples exibição.
          Quando maior a juba de um leão macho, mais imponente ele parece aos demais machos. E, quanto mais impressionante sua aparência, mais provável que ele se torne um dos líderes do grupo de leões.
          Uma juba majestosa também ajuda o macho a evitar combates com outros machos. Isso acontece porque normalmente machos com jubas menos impressionantes optam por não lutar com machos com jubas mais longas. Mas se um leão macho entra em uma briga, a juba espessa é muito útil porque protege o pescoço do animal. Era esta frase aqui sublinhada, que eu tinha (e tenho) no romance Mãe Preta, que gerou celeuma. Desfeitas as dúvidas, vamos aceitar a evidência. Parecem apenas uns pelinhos bem fininhos para embelezar o rosto do SR. LEÃO, mas têm utilidade e muita.

28-9-2011 Celeste Cortez  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...