terça-feira, 23 de agosto de 2011

GIRASSÓIS

O GIRASSOL

O girassol só é feliz quando está virado para o sol. Não olham para a sua própria sombra, que murchariam. Tal como o ser humano murcha quando olha para a sua própria sombra. 
Os girassóis giram, procuram o sol. São "gira...sóis" girassóis. Vejam os girassóis (na foto à direita) que por motivos alheios à sua vontade ficaram menos voltados para o sol - embora andem à sua procura - estão mais enfezados.
O que quer dizer que:  Se andarmos atrás dos outros, copiando-os, copiando aqueles que não têm vigor, seguindo-os, ficaremos com os seus defeitos. Seremos subjugados. Como os girassóis que não cresceram o suficiente. (Só se devem copiar as boas ações).


Jarra com doze girassóis de Vincent van Gogh,1888

Ao escrever sobre os girassóis (um destes dias escreverei sobre o girassol na alimentação humana, e ficará inserido na minha rúbrica SAÚDE) lembrei-me dos "Doze girassóis numa jarra". Pintura do pintor holandês Vincent van Gogh, considerada uma das melhores e mais famosas obras da pintura. 
Após a sua chegada ao sul de França, estabelecendo-se em Arles, Van Gogh "descobre" o sentido da cor e da luz, e é neste período que a sua obra sofre a chamada "explosão da cor". Doze Girassóis numa Jarra pode ser considerado o culminar de todo este efeito na sua obra.

Acabado em Agosto de 1888, o quadro está hoje exposto na Neue Pinakothek, em Munique.
Atualmente, esta é uma das telas mais famosas do mundo. Tal sucesso e reconhecimento contrastam com a vida do seu autor, que sempre viveu à margem da sociedade.

Este artigo foi possível com a colaboração da Wikipédia (extracto sobre Van Gogh e a foto dos girassóis). As fotos dos girassóis acima, da esquerda e da direita, são do marido da autora deste blogue. Não podem ser copiados porque o autor as publica em sites oficiais.
- Gosta dos quadros de Van Gogh de girassóis?
- Qual a nacionalidade de Van Gogh?
- Ele descobre o sentido da cor e da luz. A isso chamaram "- - - - - - - -   da cor.
- Concorda que sendo Van Gogh holandês, o seu quadro mais célebre esteja exposto em Munich, Alemanha? 
----------------oooooooo-------------------------------oooooooo--------------
Se é "visitante" deste blogue, escreva no lugar de "Comentário": qual foi a 1ª.capital de Portugal? E habilite-se ao sorteio de um romace da autora Celeste Cortez (O Meu Pecado ou Mãe Preta).
Se, além de "visitante" é "seguidor", habilita-se a dois concursos, um em Setembro outro em Outubro.
Leia mais sobre isto, em textos anteriores, neste blogue. Deixe o seu nome e endereço de email, ou facebook, para poder ser contatado, no caso de ser premiado.
Até breve, Celeste Cortez (encontre-me no facebook)  




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...