quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BANDEIRA DA ROMÉNIA

Agora, sensivelmente UMA HORA DA MADRUGADA de 31-8-2011, abri o meu blogue. Com espanto reparo que tenho mais um visitante de um novo país - ROMÉNIA. Foto ao lado com a confirmação das bandeiras dos países dos visitantes.
Obrigada ao ou aos visitantes. Volte sempre. Já são quase 5.600 visitantes desde 15 de Julho findo.
 Como prometido, aqui publico as referências da bandeira dos países visitantes:
A bandeira nacional da Roménia é uma tricolor de três listas verticais iguais de azul (à tralha), amarelo e vermelho. Estas cores se originam dos estandartes e do escudo do Príncipe Miguel, o Bravo, grande herói nacional que viveu durante o século XVI e conseguiu unificar o Principado da Valáquia, da Transilvânia e da Moldávia sob seu domínio por 6 meses.
As cores voltaram a ser usadas durante o levante da Valáquia em 1821 com o seguinte significado:
Azul: Liberdade
Amarelo: Justiça
Vermelho: Fraternidade

Bandeira da Roménia

Mas a sua disposição actual foi adoptada oficialmente apenas em 27 de Dezembro de 1989. A bandeira anterior, do estado comunista (1947-1989) continha o brasão de armas de então no centro da lista amarela. Durante a revolução de 1989 podiam ver-se muitas bandeiras com o emblema recortado, e o governo que se seguiu decidiu não adicionar um brasão à bandeira, tal como acontecia no pavilhão civil durante o Reino da Roménia (1881-1947).
A bandeira é muito semelhante à bandeira da Moldávia, um vizinho que partilha muita da sua cultura e história com a Roménia. É ainda quase idêntica à bandeira do Chade (esta último com um tom de azul ligeiramente mais escuro),[1] com a qual não tem qualquer relação, bem como com a bandeira de Andorra (com a qual difere em proporções e na presença do brasão nacional ao centro).

Elementos sobre a bandeira da Roménia, retirados da Wikipédia.

THANKS TO PEOPLE FROM ROMANIA. CARRY ON VISITING MY BLOG:
www.celestecortez.blogspot.com/

If you leave your name and address, you can win a book, a novel. For now, is in portuguese language, but one day, very soon, can be in english or in your own language.
Thanks for coming.

The blogger: Celeste Cortez. I am a author of novels and poetry. See at google or facebook.  



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...