domingo, 31 de julho de 2011

NELSON MANDELA

Este artigo foi publicado pela primeira vez neste blogue e na minha página do facebook em 37-07-2011. Neste blogue há um total de CINCO artigos sobre Nelson Mandela, datados respectivamente de: 18-07-2010, 18-07-2011 e 18-07-2012 (data do seu aniversário); e ainda 31-7-2011 (dois artigos), referente ao Prémio Nobel da Paz que recebeu em conjunto de De Klerk.
NELSON MANDELA
Algumas frases suas que nos deixam vislumbrar a sua alma: 
- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação." -
- "Não há caminho fácil para a Liberdade."
- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo." A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo." 
"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."
"Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo."
"Comenta-se que ninguém de fato conhece uma nação até que se veja numa de suas prisões. Uma nação não deveria ser julgada pela forma que trata seus mais ilustres cidadãos, mas como trata os seus mais simplórios."
"Cultivo minha própria liberdade carinhosamente, mas cuido ainda mais da nossa liberdade. Tantos têm morrido desde que deixei a prisão. Tantos têm sofrido pelo amor à liberdade. Devo isso às suas viúvas, aos seus órfãos, às suas mães e aos seus pais, que enlutaram e sofreram por eles."
"Deixe a liberdade reinar. O sol nunca brilha tão glorioso como diante de uma conquista humana."
"Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia."
"Depois de escalar uma montanha muito alta, descobrimos que há muitas outras montanhas por escalar."
"Faço tudo isso em nome dos princípios morais, segundo os quais não podemos abandonar aqueles que nos ajudaram nos momentos mais sombrios da história do nosso país."
"Não é valente o que não tem medo, mas sim o que sabe dominá-lo."
"Não há mais caminho fácil para a liberdade em lugar algum, e muitos de nós têm que atravessar o vale das sombras da morte de novo e de novo antes de alcançarmos o topo da montanha de nossos desejos."
"Não há nada como retornar para um lugar que permanece inalterado para encontrar as formas pelas quais você mesmo mudou."
"Não há revelação mais aguçada do espírito de uma sociedade do que a forma pela qual ela trata seus filhos."
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
"O dinheiro não vai gerar o sucesso, a liberdade fará isso."
"Quando deixamos nossa luz própria brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo."
"Se existe sonhos sobre uma bela África do Sul, há também estradas que levam a este objetivo. Duas destas estradas podem ser chamadas Bondade e Clemência. "
"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração."
"Sonho com uma Africa em paz consigo mesma."

Todas as frases acima, são de Nelson Mandela extraídas com a devida vénia de diversos livros e da internet. Estão aqui para relembrar um homem com letra grande. Um grande HOMEM. 

Deixo aqui algumas perguntas sobre Nelson Mandela. Gostaria de ver a sua resposta nesta página do blogue. Deixe ao fundo desta página, onde está escrito "comentário". 
  1. Acha que tenho razão para admirar NELSON MANDELA?
  2. E você aprecia-o?
  3. Qual o seu ídolo preferido? (quer seja na política Nacional ou Internacional, ou mesmo sem ser da política).
  4. No desporto, tem algum ídolo?
  5. Conhece outras frases de Nelson Mandela, que queira partilhar com outros leitores deste blogue?

     É só escrever, pôr o seu nome, deixar ou não o seu email, com a sua opinião muito sincera.Passaram centenas de visitantes pelo meu blogue. Só posso sentir-me satisfeita. Mas, por estranho que pareça, tenho apenas dois ou três comentários. Tem receio de escrever? Sinta-se à vontade. Fico à espera, conto consigo. Fico feliz com a sua visita ao meu blogue. Volte sempre.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...