quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MÚSICA - CANTO







MÚSICA




RECITAL DE ÓPERA COM A SOPRANO STELLA MENDONÇA




Na noite de 15-02-2011 - no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, teve lugar o recital operático da cantora lírica moçambicana Stella Mendonça acompanhada pelo pianista norte americano, Paul Suits.


Stella Mendonça, estudou canto clássico e história da música no Conservatório Nacional de Arte Dramática em Paris. Aperfeiçoou a voz com os maestros Dennis Hall em Berne e Magda Olivera em Barcelona e interpretação com Grace Bumbry em Salzburg.


Paul Suits estudou no Mannes College of Music, em Nova Iorque, deu concertos no Médio Oriente, Rússia, Canadá, Europa e América. Trabalhou em casas de ópera na Suiça. Compôs inúmeras óperas e trabalhos para grupos corais.


Em 2002 Stella produziu pela primeira vez na história de Moçambique, CARMEN, de BIZET. Deu recitais na Europa, América e África.


Stella também iniciou o projeto opera africana, TERRA SONÂMBULA, baseado no romance de MIA COUTO.


No Centro Cultural de Belém, na noite de 15 de Fevereiro de 2011, perante uma sala praticamente cheia, que, por diversas vezes a ovacionou de pé, Stella Mendonça

cantou Mozart, Bellini, Gerónimo Gimézez, Giuseppe Verdi, Charles Gounod, Jaime Ovale e outros famosos:

De G. Gershwin cantou "PORGY AND BESS Summertime". (Lembram-se?). De Valdemar Henrique "BOI BUMBA" e de PUCCINI "La RONDINE" e "TOSCA".


A soprano manifestou, em palco, a satisfação por, mais uma vez, atuar para compatriotas vivendo em Portugal e amigos de Moçambique.


No final do espetáculo foi-lhe oferecido um especial ramo de flores.


Este espetáculo foi levado a efeito pela Embaixada de Moçambique - a quem agradecemos o convite - e patrocinado pela Fundação Galp Energia.


NOTA 10. Celeste Cortez




































Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...